Exposição Mariposa

 

A loja Candela Iluminação e a galeria Contemporarte convidaram alguns artistas e designers a dialogar de alguma maneira com a luz. Música, literatura, cinema, bordado, fotografia, joalheria, instalações e arte interativa são algumas das possibilidades que surgiram para compor a Exposição Mariposa.

 

63Cu+37Zn

Leveza e brilho são as características que mais chamam a atenção na luminária 24 Karat de Ingo Maurer. 

As placas de acrílico com lâminas de ouro parecem flutuar suspensas por finas hastes, que as mantém em um equilíbrio sutil.

O Colar 63Cu+37Zn procura traduzir esta mesma leveza, com placas metálicas que se sobrepõem e que são sustentadas por cabos elétricos.

A peça não produz luz. A textura criada em algumas placas faz com que toda a luz que as iluminem seja refletida ao redor, criando um brilho dourado que muda de acordo com a posição de cada observador e com o movimento que estas placas podem vir a ter.

Como nem tudo que reluz é ouro e nada é eterno, este brilho também tende a se apagar. As placas são de latão, que oxida com o contato dos usuários. Por sua vez, este contato fica registrado na peça e conta a sua história.

Materiais usados
Latão, prata e fios elétricos.

EXPOSIÇÃO MARIPOSA
21 de outubro a 21 de dezembro de 2014
Local: Candela Iluminação: Praça Portugal, 71
Realização: Candela Iluminação + Contemporarte
Curadoria: Wilson Neto